A Ética Espírita
Texto básico da exposição feita no Painel "O Livro dos
Espíritos – Princípios Filosófico-Espíritas para uma nova Sociedade" no 4o
Congresso Espírita Mundial, realizado em Paris, França, no dia 3 de outubro de
2004
Altivo Ferreira
1. Ética e Moral
A Ética (do grego ethika) é a parte da Filosofia que estuda
os valores morais e os princípios ideais da conduta humana (Dicionário
Michaelis)
1. Relaciona-se com os costumes, sendo chamada ciência da conduta
e ciência da moral, cujo objetivo é o julgamento e a distinção entre o bem e o
mal. A Ética teve origem na Grécia, com Aristóteles (384-322 a.C.), o qual
utilizou esse nome pela primeira vez em seu livro Ética a Micômaco.
Afirma Marilena Chauí
2: "Toda cultura e cada sociedade institui uma moral,
isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido e à conduta
correta e incorreta (...). No entanto, a simples existência da moral não significa
a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma
reflexão que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais."
A distinção entre ética e moral é, todavia, tênue. Já na Roma
antiga, Cícero (106-43 a.C.) dizia que eles denominavam moral o que os gregos
chamavam de ética.
Com Jesus Cristo, os conceitos éticos assumiram nova
dimensão, como se depreende das palavras do Espírito Carlos Torres Pastorino,
no recente livro Impermanëncia e Imortalidade3, cap. "Ética e
razão"':
"Foi Jesus que apresentou o amor como fundamental para a
vida, dando início ao primado do dever e da moral como essenciais à felicidade
humana. Antes dEle, os princípios da ética moral eram graves, especialmente em
Israel, atados às leis severas, estabelecidas por homens cruéis, mais
interessados em punir, em vingar-se do que em educar e corrigir. Desde a Pena
de Talião, que Ele substituiu pela do perdão, mediante o qual é concedido ao
infrator a reabilitação, não ficando isento da responsabilidade do erro e das
suas conseqüências, mas facultando-lhe possibilidades de retribuir à sociedade
em bens os males que praticou."
Surge, assim, a ética cristã, fundamentada nos ensinos do
Mestre Nazareno.
Pedro e seus companheiros vivenciam o amor e praticam a
caridade na Casa do Caminho. Paulo de Tarso dá-lhe consistência, traçando
diretrizes de ordem comportamental aos gentios em suas memoráveis Epístolas,
das quais destacamos estes preceitos: "Não te deixes vencer do mal, mas vence
o mal com o bem" (Romanos, 12:21); "Todas as coisas são lícitas, mas
nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam" (I Coríntios,
10:23); e reforça com seu exemplo: "Estou crucificado com Cristo; logo, já
não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gálatas, 2:19-20).
Com o correr do tempo e o predomínio da Igreja, depois, com a
Reforma Protestante, a ética cristã foi sendo adaptada às concepções da
Teologia, na medida em que o comportamento humano era influenciado pelo temor a
Deus, pela crença no pecado, nas penas eternas, em que a salvação da alma era condicionada
à submissão aos dogmas e sacramentos, ou à fé em Cristo.
Iniciada no século XVII a Era da Razão, a partir de René
Descartes (1596- 1650), passando pelos filósofos do Iluminismo, até
Jean-Jacques Rousseau (1712-1799) e Emmanuel Kant (1724-1804), no século XVIII,
as reflexões éticas prepararam o pensamento humano para o advento do Consolador
prometido por Jesus, destinado a reconduzir a ética cristã à sua pureza original.
2. Ética e Doutrina Espírita
Em nossa pesquisa, não encontramos menção à Ética nas obras
da Codificação Kardequiana e na Revista Espírita. Todas as referências se reportam
à Moral, cujo conceito espírita se confunde com o de Ética, como podemos
conferir nas respostas dos Espíritos Reveladores às questões 629 e 630 de O
Livro dos Espíritos (Ed. FEB), formuladas por Kardec:
629. Que definição se pode dar da moral
A moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o
bem do mal. Fundase na observância da lei de Deus.O homem procede bem quando
tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus.
630. Como se pode distinguir o bem do mal?
O bem é tudo o que é conforme à lei de Deus; o mal, tudo o
que lhe é contrário.
Assim, fazer o bem é pro ceder de acordo com a lei de Deus.
Fazer o mal é infringi-Ia.
Na obra Filosofia Espírita da Educação (vol. 1)4 Ney Lobo
acentua que, como "existe a Filosofia Espírita, deve, forçosamente,
corresponder-lhe determinada ética, a Ética Espírita" (destaque do autor).
Os princípios da Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto -
Filosofia, Ciência e Religião - fundamentam-se na moral do Cristo, que é a mais
elevada expressão da Ética.
A concepção de Deus - justo e misericordioso para com todos
os seus filhos -, como a "inteligência suprema, causa primeira de todas as
coisas"; a certeza da vida futura e o conhecimento do mundo espiritual,
confirmados, através da mediunidade, pelas comunicações dos Espíritos; a
origem, evolução e destinação do Espírito imortal; a pluralidade das
existências e dos mundos habitados; a compreensão da justiça e da misericórdia
divinas pelo funcionamento da lei de causa e efeito; o princípio de
responsabilidade decorrente do exercício do livre-arbítrio; a concepção
espírita das penas e gozos terrestres e futuros - repercutem na consciência
moral do homem, levando-o a formular e praticar uma nova filosofia de vida, uma
nova conduta ética.
Nas Leis Morais, da Parte 3a de O Livro dos Espíritos, a
Ética Espírita apresenta-se em sua plenitude. No capítulo 1, Kardec reúne o
ensino dos Espíritos sobre a lei divina ou natural, examinando os caracteres e
o conhecimento dessas leis; coloca as questões acerca do bem e do mal e apresenta
(q. 648) a divisão da lei natural em dez partes (cap. II a XI), que compreendem
as leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade,
progresso, igualdade, liberdade e, por fim, a de justiça, amor e caridade.
Afirmam os Espíritos que "essa última lei é a mais importante, por ser a
que faculta ao homem adiantar-se mais na vida espiritual, visto que resume
todas as outras."
Ainda sobre a última lei moral, Kardec enfatiza, na Conclusão
(IV) de O Livro dos Espíritos. "O progresso da Humanidade tem seu
principio na aplicação da lei de justiça, de amor e de caridade, lei que se
funda na certeza do futuro."
Além da questão acima (648), três outras merecem destaque,
por seu significado ético:
621. Onde está escrita a lei de Deus? Na consciência.
625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao
homem, para lheservir de guia e modelo? Jesus.
647. A Lei de Deus se acha contida toda no preceito do amor
ao próximo, ensinado por Jesus?
Certamente esse preceito encerra todos os deveres dos homens,
uns para com os outros. (...).
O Codificador termina o estudo das leis morais com a
abordagem de um aspecto fundamental da Ética em geral e da Ética Espírita em
particular – a Perfeição Moral. As primeiras questões apresentadas tratam das
virtudes e dos vícios. Indaga ele (q. 893) sobre qual a mais meritória das
virtudes, e recebe por resposta: "Toda virtude tem seu mérito próprio, porque
todas indicam progresso na senda do bem. (...) A sublimidade da virtude, porém,
está no sacrifício do interesse pessoal em favor do próximo, sem pensamento oculto.
A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade."
No exame das paixões, a resposta dos Espíritos à pergunta 907
esclarece que a paixão, em sua origem, não é má; "a paixão está no excesso
de que se acresceu a vontade, visto que o princípio que lhe dá origem foi posto
no homem para o bem, tanto que as paixões podem levá-lo à realização de grandes
coisas. O abuso que delas se faz é que causa o mal".
O egoísmo é o vício mais radical (q. 913), dele derivando
todo o mal. "Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há
egoísmo. (...) Quem quiser, desde esta vida, ir aproximando-se da perfeição
moral, deve expurgar o seu coração de todo sentimento de egoísmo, visto ser o
egoísmo incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas
as outras qualidades." Fénelon responde de forma admirável à indagação -
Qual o meio de destruir-se o egoísmo? (q. 917). Eis alguns trechos do seu
pensamento: "De todas as imperfeições humanas, o egoísmo é a mais difícil
de erradicar-se (...). O egoísmo se enfraquecerá à proporção que a vida moral
for predominando sobre a vida material e, sobretudo, com a compreensão, que o
Espiritismo vos faculta, do vosso estado futuro, real e não desfigurado por
ficções alegóricas."
No longo e elucidativo comentário sobre essa questão, Kardec
afirma ser necessário combater o egoísmo na sua raiz "pela educação, não
por essa educação que tende a fazer homens instruídos, mas pela que tende a
fazer homens de bem. A educação, convenientemente entendida, constitui a chave do
progresso moral".
Sobre a educação à luz do Espiritismo, Ney Lobo5 enfatiza:
"A Ética Espírita éa argamassa que
cimenta a Filosofia com a Educação Espírita, articulando-as funcionalmente num
enlace perfeito e doutrinário: a Filosofia fornece a Ética para a Educação
realizá-la."
3. Comportamento ético-espírita
A Ética Espírita, aliando a fé à razão - e pelo seu caráter
educativo -, leva o homem, à mudança positiva de comportamento. Daí a exortação
do Codificador6 "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação
moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. "
Retomando o citado capítulo sobre a Perfeição Moral,
encontramos o modelo de comportamento ético-espírita na questão 918, em que
Kardec, no seu comentário, apresenta os caracteres do homem de bem e declara:
"Verdadeiramente, homem de bem, é o que pratica a lei de
justiça, amor e caridade na sua maior pureza." Ele desdobra esse tema no capítulo
XVII de O Evangelho segundo o Espiritismo, descreve a conduta do homem de bem,
e conclui - referindo-se aos bons espíritas - que o Espiritismo leva aos resultados
por ele obtidos que "caracterizam o verdadeiro espírita, como o cristão
verdadeiro, pois que um o mesmo é que outro ". (Grifamos.)
***
A Ética Espírita foi enriquecida, no século XX, com o
apostolado mediúnico de Francisco Cândido Xavier, através do qual a Espiritualidade
Superior canalizou para o homem contemporâneo valiosas diretrizes de ordem
comportamental, sob a visão evangélico-doutrinária da Terceira Revelação.
Destacamos desse tesouro as mensagens de Emmanuel que compõem a série (editada
pela FEB)
Caminho, verdade e Vida, Pão Nosso, Vinha de Luz e Fonte
Viva, assim como as de André Luiz, cujo livro Conduta Espírita é um repositório
de orientações a quantos queiram ter um comportamento ético-cristão. Esta
contribuição do Mundo Espiritual é acrescida pelas obras de Joanna de Ângelis
sobre o homem integral e a psicologia profunda, psicografadas por Divaldo
Pereira Franco.
O comportamento ético-espírita não pode limitar-se aos
momentos em que estamos na Casa Espírita ou no atendimento às carências do
próximo. Ele deve constituir o nosso modo de ser e de agir em todas as
circunstâncias da vida.
Ao espírita compete manter uma conduta ética no cotidiano, em
todas as relações que estabelece com o seu semelhante e a sociedade, ainda que
em detrimento de seu interesse pessoal. Cabe-lhe viver e exemplificar a conduta
ética no lar, na vida profissional, nos negócios, na política, na administração
pública, bem como nas outras situações apresentadas pelo Espírito André Luiz7,
consultando sempre a sua consciência, onde está escrita a lei de Deus.
Referências Bibliográficas
1 MICHAELIS: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. São
Paulo:
Melhoramentos, 1998, 2.267 p., p. 908.
2 CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo:
Editora Ática, 2003,
424 p., p. 310.
3 FRANCO, Divaldo Pereira. Impermanência e Imortalidade, pelo
Espírito
Carlos Torres Pastorino. Rio de Janeiro: FEB, 2004, 224 p.,
"Ética e razão", p.
215-222.
4 LOBO, Ney. Filosofia Espírita da Educação. Rio [de
Janeiro]: FEB, 1989, v. l,
p. 50.
5 ld., ibid.,
p. 53.
6 KARDEC,
Allan. O Evangelho
segundo o Espiritismo. 120. ed. Rio [de
Janeiro]: FEB, 2002, 435 p., cap. XVII, p. 274.
7 VIEIRA, Waldo. Conduta Espírita, pelo Espírito André Luiz.
5. ed. Rio [de
Janeiro]: FEB, 1974, 155 p.
(Estudo originalmente
publicado na Revista Internacional de Epiritismo,
Ano LXXX, No 02, Matão, Março 2005 e reproduzido com
autorização do
autor)
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